Aprendizagem para a vida

Metodologia ativa, humanista, criativa, que acolhe e desenvolve o aluno na sua integralidade, promovendo a ampliação de suas potencialidades, permeando habilidades socioemocionais e o que tem de mais inovador no ensino!

Nossos Objetivos

Atuar, juntamente com a escola, nas ações pedagógicas desenvolvidas na instituição, analisando e repensando os métodos e dinâmicas utilizadas. Auxiliar a escola na elaboração e execução de um currículo inovador, agregando valor ao trabalho educacional, tendo em vista os seguintes critérios

Ensino de Qualidade

Uma das maiores dificuldades enfrentadas hoje, nas escolas, é a motivação dos seus alunos.
Como envolver os estudantes e garantir a qualidade do ensino?
As crianças e adolescentes do mundo contemporâneo têm acesso à informação que antes só era possível através do professor, na sala de aula. Desta forma, é preciso repensar o papel da escola, alinhando seus objetivos com os dos alunos, construindo novas relações. Assim, é possível melhorar o ensino e os resultados dos alunos.
Ensino de qualidade é o que faz sentido, se aprende e não se esquece, é o que nos faz melhor!!! 

Desafios do ensino no século XXI

O mundo está em constante transformação, a sociedade moderna tem novas formas de interação, de relacionamento e novas necessidades se apresentam para pessoas das mais diversas idades e nos mais variados âmbitos, seja ele escolar, familiar ou profissional.
A forma como lidamos com a informação passou a ser mais importante do que apenas adquirir os conteúdos. As crianças chegam à escola com muitos conhecimentos prévios que devem ser considerados, é preciso desafiar e instigar nossos alunos a pensarem de forma cada vez mais complexa, para que o aprender seja motivado pela sede de conhecimento inata no ser humano.

Proposta Humanizada

Uma proposta humanista considera, antes de qualquer coisa, o aluno na sua totalidade. Que consegue identificar no estudante, suas habilidades, necessidades, formas de aprender e, que entende o indivíduo como ser complexo, nos aspectos biológico, emocional, social e cognitivo.
Respeitar a diversidade, desenvolvendo a empatia, atitudes colaborativas e o respeito ao próximo como pilares fundamentais.

Atualização Pedagógica

Para se conquistar novos resultados é necessário renovar as práticas pedagógicas.
A educação está diretamente ligada à cultura, e mudanças de cultura são sempre complexas de serem realizadas, pois vão além da ação em sala de aula, é preciso romper paradigmas internalizados por gerações, tanto de pais quanto de professores.
Entretanto, é preciso repensar o currículo escolar, as novas formas de aprender, de ensinar e as relações dentro do ambiente escolar.

Metodologias Ativas

O aluno é o foco da aprendizagem, ele está no centro do processo, é participativo, se envolve e se mantém engajado.
O termo Metodologias Ativas é novo, atual, mas suas práticas já foram citadas, utilizadas e reconhecidas por muitos estudiosos renomados na área da educação.
Personalização do ensino, aluno protagonista de sua aprendizagem e corresponsabilidade do processo pedagógico, são os principais pilares das matodologias ativas.

Alunos Felizes

Todos nós queremos ser respeitados e valorizados.
A VIVA propõe novas abordagens pedagógicas para que isso aconteça de maneira natural e efetiva na escola.
Para que um currículo seja inovador, não basta a instituição apenas utilizar ferramentas tecnológicas, ou criar uma sala para trabalhos manuais, mas é preciso ir além e inovar o fazer pedagógico, é preciso uma nova atitude para transformar.
Nosso maior objetivo é que os alunos encontrem na escola as respostas para suas indagações, a motivação para aprender, que essa aprendizagem seja significativa e prazerosa para que, hoje e no futuro, eles sejam felizes.